segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

POESIA TEM QUE SER EM VERSO?

Não necessariamente, a poesia é algo abstrato, é um sentimento ou sensação, digamos que é aquilo que se sente quando compõe, ou, também, quando alguém lê. Pode ser em versos (aquelas linhas curtas, não é?) e pode ser em prosa, quando se escreve até o final da linha. Por volta de 1992, uma garota insistia em não fazer nada a não ser em  minha companhia. Era sempre sexta-feira, dia em que eu lecionava na sua cidade, pela manhã e à noite, tendo a tarde livre. Então almoçávamos e aproveitávamos a tarde para ouvir música, ler e conversar. Claro que me apaixonei por ela, mas era um amor impossível. Não devíamos ousar mais do que aquilo que fazíamos. Foi quando compus um;  


                          POEMA EM PROSA

 

Que felicidade é essa que me sorri no peito como pequena fonte, como pequena cascata? No espaço cósmico do seu rosto brilham duas águasmarinhas que me dão um banho de alegria como aquele beijo na testa! Agora eu sei que Deus existe e é um ser maravilhoso porque criou esse sonho, essa sina, essa menina, essa alucinação deleitosa, esse jeito de rosa, esse riso de brisa, essa voz de brasa, que me produz essa ferida no peito e se algum médico sem jeito quiser me curar correrá risco de vida.

Morar na sua casa, viver na asa do vento, ter você nos braços e no pensamento, vê-la nua pelos corredores após o banho à procura de uma toalha que eu desejo nunca seja encontrada. Ah! que felicidade essa que me ri nos olhos, que me molha a boca, que veste com sua imagem a minha pele eriçada de emoção de não estar mais sozinho na vida. Vivo com sua lembrança, vivo com a doce esperança de um dia acordar desta vida dentro de um sonho em que a realidade maior seja seu carinho me vestindo do prazer de ser um quadro de Renois ou uma canção de Paco Bandeira.

Nenhum comentário: