terça-feira, 22 de setembro de 2020

Capítulo 5 da novela CAMÕES NO TEATRO

 

Capítulo 5 – ESTRÉIA DA PEÇA – Teatro popular de RIO DAS OSTRAS

 


Preparação – Agendamos a apresentação em Rio das Ostras e mandamos imprimir panfletos para divulgar, procurando inicialmente visitar o maior número de escolas possíveis, distribuindo o impresso e falando com as pessoas sobre a importância da epopeia camoniana. Em colégio estadual obtivemos permissão de visitar e falar do espetáculo em todas as salas e só isso já me deu grande alegria, porque sei que mesmo que não tenham ido ao teatro, pelo menos receberam uma semente que pode despertar o interesse por Camões e sua obra. Finalmente, demos entrevista em emissora de rádio local, distribuímos folders nas ruas e afixamos cartazes em alguns estabelecimentos locais.

A primeira apresentação não teve grande público, mas vimos que as pessoas que foram se emocionaram e riram, demonstrando que estavam curtindo. Quando terminei, enquanto as pessoas ainda estavam aplaudindo, à minha esquerda, na plateia, uma senhora emocionadíssima gritou: “Mas essa peça é uma aula de História”. Ao que um senhor do lado direito completou também emocionado e como que corrigindo a professora (claro que devia ser professora de História): “... e de teatro!” Depois fiquei sabendo que se tratava de Carlos Henrique Pimentel, que fora ator e naquele momento ocupava  cargo importante na Fundação Rio das Ostras de Cultura.

No segundo dia foram 3 apresentações e uma delas lotou com a presença de muitos estudantes, o que me levou a fazer uma palestra complementar sobre o gênero épico e sobre a genialidade do vate lusitano. Os estudantes fizeram questão de foto e consegui umas poucas para mim.

Nenhum comentário: