sexta-feira, 19 de novembro de 2021

MELHORE SUA VIDA 16

 


Encontrei um velho livrinho, todo amarelado, quase marrom, pela ação do tempo. Nem me lembrava mais dele, nem de ter lido, mas está riscado e com anotações minhas. E o assunto? Pasmem, ser feliz. O autor é um psiquiatra Dr. Alberto A. Lohmann. Vou aproveitar algumas ideias e frases para continuar nossa campanha para sermos felizes. Eu serei mais feliz ainda se conseguir ajudar você a descobrir o seu caminho, a sua trilha, para essa condição; SER FELIZ!!

A felicidade existe e é possível aprender a ser feliz. É como um hábito que devemos cultivar e para isso temos que tomar ou adotar uma atitude mental em nosso dia a dia, com a convicção de que haverá benefícios para nós mesmos e para os que estão em contato conosco. Como você se sente quando vai conversar com alguém e encontra uma cara fechada, carrancuda? E quando vai falar com alguém, que olha e ouve com uma expressão atenta e simpática nos olhos? Então passe a dotar essa postura quando alguém vai falar ou solicitar algo a você.

Não se iluda como os antigos egípcios que acreditavam estar a felicidade nas façanhas grandiosas, no poder e domínio dos outros. A China antiga já descobrira que isso era enganoso e optaram pela sabedoria, pela cortesia, a paz, o amor e a simplicidade.

Paracelso, o famoso médico e alquimista suíço, que me desculpe, mas não concordo com ele por dizer que a felicidade é a sabedoria e a desdita é a ignorância. Talvez não o tenham traduzido direito, mas o que julgo correto é o inverso; que ignorância pode levar à infelicidade, assim como a sabedoria (não é) mas pode levar ao estado de felicidade. Por isso vivo lendo e procuro conversar e aprender com as pessoas que já aprenderam muito nesta vida. E tomo cuidado, muita precaução, com os fakes e falsidades da televisão e da internet, que também apresentam algumas coisas boas. Seleciono as boas e evito as que podem me fazer mal, me trazer preocupações. Por que vou encher minha cabeça de preocupação por problemas que não vou poder resolver? Se tiver algo que eu possa fazer, então faço.  

E você, o que tem feito nesse sentido? Coloque nos comentários, por favor.

(continua na 17).(Se é sua primeira visita, retome a partir de; clique aqui

Um comentário:

zilda maria sousa da cunha. disse...

Começar o dia expulsando qualquer mau pensamento. Em seguida imaginar uma boa atitude para o dia. Executa-la.Deixar o improdutivo de lado e fazer o que for necessário.
Obrigada, mestre. Suas postagens são excelentes.