sábado, 20 de novembro de 2021

MELHORE DE VIDA 17

Continuando nossa pesquisa sobre felicidade. Marco Aurélio (século II) filósofo e imperador romano defendia a ideia de que devemos manter a mente tranquila, ter um gênio bom e contemplar a natureza. Para nós que vivemos na Região dos Lagos é fácil desfrutar da natureza, mas quem mora em grande centro urbano, deve tirar alguns dias para fazer piquenique no campo ou na praia, em vez de ir ao cinema ou aos bares beber.  Bertrand Russel nos aconselha que nossas reações perante as coisas e as pessoas sejam mais cordiais do que hostis.

Martin Gumpert, médico e poeta, afirmou que a felicidade é um estado mental, que as pessoas podem liberar sua tensão nervosa com um mínimo de conflito e de esforço. Quer dizer, nós podemos nos tornar infelizes por não saber lidar com a tensão nervosa, mas podemos caminhar para a felicidade se logo que nos percebermos nervosos, lidar com pensamentos e ações que possam nos afastar de tais situações e sentimentos desagradáveis. Por exemplo, eu passei a evitar relacionamento com uma pessoa que está sempre reclamando e brigando com todos que nos rodeiam. Fico atento ao seu comportamento e posso voltar a conviver e me relacionar com ela, porque admiro por outras qualidades, mas não quero sofrer e ficar também reclamando.

Procure o que lhe faz bem e evite o que aborrece. E vá passear em um lugar agradável.

Felicidade é estarmos em harmonia com o nosso meio, com as outras pessoas e com o Criador. Gostar de si mesmo, reconhecer suas qualidades, corrigir os seus defeitos são também passos importantes para alcançar a felicidade. Só na velhice eu estou conseguindo isso. Sempre duvidei de mim e me considerei inferior, apesar dos maravilhosos elogios de meus alunos; como gostaria que eles aparecessem para que eu lhes agradecesse. Veja só alguns elogios:

“Chacon, você é o palhacinho mais simpático e o mais belo elefante (poema de Drummond), todo mundo nota. Beijos. Ciça. E ali virava palco, e virava circo, picadeiro. O palhaço mágico que virava gente, que virava lágrima, mulher, homem, sentimento, magia... Saudade. Cássia. (1986”)

“É Chacon, vai ser difícil esquecer você, suas poesias, sua malícia, o palhacinho. Maria Helena. Aprendi, nesse tempo, não só teoria literária, mas coisas que são lindas nas entrelinhas de um “PALHAÇO” lindíssimo, nas declamações teatralizadas, prenhes de emoção. M.J.C. (1986)”

“Nunca me esquecerei de você e de seus poemas. Susana. (1988) Você fez com que eu tivesse uma das sensações mais profundas no seu improviso do palhaço. Meus olhos ficaram rasos d’água e o meu coração repleto de emoção. Paula. (1987)”

Veja só, agora estou aqui emocionado feliz, não vale a pena? Isso melhora não apenas o nosso estado emocional, mas também a nossa saúde. Viva melhor, analise o que lhe faz bem e, também, faça alguém feliz. Vai ver como também fica feliz ao fazer alguém feliz.

E você, que tem feito nesse sentido? Coloque nos comentários, por favor.   (continua em Melhore de vida 18)

(Se é sua primeira visita, retome a partir de; clique aqui  )

3 comentários:

Jajá disse...

Gosto de proporcionar momentos felizes não só para pessoas, mas também para os animais e as plantas .

Grupo Ria disse...

👏👏👏👏👏👏

Rita Meira disse...

Estou procurando me conectar com a natureza, alimentação leve sem excessos, aprendendo a respirar e compartilhar bons pensamentos, isso que venho fazendo.
Adorei tudo que colocou.