domingo, 1 de novembro de 2020

DIA DE FINADOS 02 de novembro

 Amanhã é o dia dos mortos; os brasileiros vão ao cemitério visitar o túmulo de seus parentes e amigos falecidos, finados. Alguns como eu, raramente fazem isso, outros fazem com frequência e levam flores para colocar nos túmulos. Disseram-me que os japoneses levam comida e deixam sobre o túmulo..

Houve um dia de finados que estando de passagem pela entrada do cemitério de Araruama, resolvi entrar, e pedi a minha esposa que fizesse uma foto de minha humilde pessoa deitado em um dos túmulos. Treinando para minha morte. Que virá, um dia virá, sem falta. Há quem tenha medo, e tanto medo, que nem gosta de falar nesse assunto. Eu diria como Gilberto Gil, que não tenho medo da morte, mas medo de morrer, porque a morte é depois que eu parar de respirar, mas morrer é antes e pode haver dor. Eu só tenho medo da dor. De partir para o desconhecido, não, tenho até vontade, curiosidade.


A foto foi uma brincadeira porque na verdade eu não vou ser enterrado. Já fiz documento registrado em cartório para que meu corpo seja cremado e plagiando meu amigo Ayrton Salvanini que fez um longo e belo poema sobre esse assunto, digo que

Eu quero ser cremado, nada de velório e intermináveis orações.

E peço que espalhem minhas cinzas pelos palcos dos teatro brasileiros

para que eu posso continuar vendo ou participando 

do trabalho de meus companheiros.

Mas principalmente, peço, não se esqueçam, 

espalhem também nos camarins das mulheres;

Quero impregnar e penetrar na pele das atrizes e dançarinas, 

na pele e na boca,

para ouvi-las dizer "Chacon, assim você me deixa louca!"

E quando elas se agitarem pelo palco, 

meu pó se desprenda e se espalhe pelo ar

e o público emocionado e contente

ponha-se em altos brados a proclamar

"Olhem, é o Chacon atuando novamente!"

5 comentários:

facury disse...

Será atendido

confidencial 3 disse...

Muito bom ! Amei seu senso de humor, sua poesia e criatividade! Parabéns!

Clara Viegas disse...

Oi meu grande amigo! Amo seu trabalho e te admiro muito! Confesso que da foto nao gostei rs, mas do que escreveu amei, sou sua fã!

Unknown disse...

Saudade tio! Abraços

Unknown disse...

Sensacional a diferença "morte e morrer.
Muita pretensão os acontecimentos vivenciados pelas suas cinzas.
A fotografia, na sepultura, ficou bem realista.
Uau!!!!! Esse é o poeta e artista: Geraldo Chacon"
Felicidades.