segunda-feira, 23 de novembro de 2020

CONTINUAÇÃO DOS DITOS

 DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA. Claro, até Camões já afirmou algo assim, nenhuma tempestade é eterna e o que vem em seguida é algo melhor, óbvio. Aplicando o dito popular além do fenômeno atmosférico e envolvendo a nossa vivência, também sabemos que após acontecimentos desagradáveis, vem algo melhor. Como o incêndio em minha casa no mês de junho, mas agora em novembro estou com quarto novinho em folha e o meu escritório arrumadinho, tudo pintado de novo, azul que parece um céu e me deixa bem feliz. Aí, vem o palhaço e diz; DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A GRITE; também pode acontecer isso.

GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA. Também é evidente, não somente o gato, qualquer outro animal, por mais burro que seja. O significado mais abrangente é que tendo passado por uma experiência ruim a gente fica prevenido para algo que não representa perigo. A parte falha desse provérbio é que mesmo que o gato não tenha sido atingido por água fervendo, evita  água fria e se limpa com a língua.  O gozador alterou o ditado para GATO ESCALDADO MORRE.

Outro provérbio parodiado é A UNIÃO FAZ A FORÇA, do qual já vi as versões; A UNIÃO FAZ AÇÚCAR e QUEM FAZ A FORÇA É A LIGHT (ou a CEMIG etc).

2 comentários:

Grupo Ria disse...

Quanto ao pedinte da primeira é uma lição para os atores. Quanto ao “burrro” alguns professores os são. Não gostam da profissão e empacaram por incapacidade de fazer outra coisa.

Grupo Ria disse...

O bonança pode então ser o resultado dê muito trabalho