sábado, 16 de julho de 2016

FUVEST: romance MAYOMBE

SÍNTESE DO ENREDO


Um grupo de guerrilheiros liderado pelo Comandante Sem Medo faz um ataque a um grupo de exploração de madeiras. A intenção fundamental é destruir as máquinas dos portugueses exploradores, mas preservar os trabalhadores explorados, que depois serão libertados logo que devolverem suas ferramentas e objetos pessoais, inclusive dinheiro, com uma explicação ideológica que visa cativar simpatizantes para a sua causa. Um português consegue fugir ileso com o caminhão. A potente máquina, espécie de trator e escavadeira, é completamente destruída e os trabalhadores são feitos prisioneiros. Um problema se instaura no momento de soltá-los; o guerrilheiro Ingratidão roubara o dinheiro que era de um trabalhador, mas só foi descoberto depois que eles já tinham partido. A segunda etapa dessa missão era emboscar os soldados que certamente seriam atraídos por causa do ataque. Resolve-se então, por influência e pedido do Comissário, que logo após o ataque, irão até a aldeia e devolverão o dinheiro. E assim foi feito. No final da narrativa, o dono do dinheiro, o mecânico, integra-se ao grupo guerrilheiro.
Os guerrilheiros são liderados por três elementos que cuidam, cada um, de um aspecto: Sem Medo ou Comandante, como o nome indica, é responsável pelo treino, pela luta; Teoria, é o professor que cuida da educação e da formação; Comissário, que é o responsável pela disciplina e ideologia.

André, o superior de todos, envolve-se com a professora Ondina que é noiva do Comissário e são apanhados em flagrante. O escândalo provoca a prisão e remoção de André que é substituído por Sem Medo. Pouco depois, chega da Base um dos subordinados de Sem Medo com a história de um ataque dos inimigos. Foi um engano dele, Teoria tinha atirado em uma cobra surucucu, mas o resultado é positivo porque Sem Medo consegue a adesão e participação de um grupo grande e, sem ligarem para o tribalismo, vão corajosamente salvar os amigos em perigo. Lá chegando, encontram os amigos bem. Como agora são muitos e realmente há um grupo inimigo na proximidade, unem-se os da Base e os que chegaram da cidade, comandados agora pelo Comissário, por determinação do Sem Medo, atacam com sucesso o acampamento inimigo, mas perdem dois combatentes nessa luta: o guerrilheiro de nome Lutamos e o Comandante Sem Medo.

* Trabalho completo sobre esse romance e os 9 outros livros da FUVEST estarão no livro a ser publicado em agosto próximo pela editora NAVEGAR. 

Nenhum comentário: