quinta-feira, 16 de junho de 2016

CACOFONIA e CACÓFATO, O QUE É.

        Caco significa feio, logo cacofonia é a produção de um som desagradável,feio. Cacófato é o resultado, é a frase que apresenta esse fato, por exemplo:
- Só se isto for. (Falado, fica parecendo "Só se estufou".
- Se for da vontade dele. (Fica parecendo "Se fôda a vontade dele.") Acentuei erradamente para ressaltar.
- Desculpe então. Paguei por cada...

       Certa feita, em São Paulo, numa turma noturna de um cursinho popular, eu cheguei na porta da sala em que iria iniciar a aula, mas fiquei à porta, pasmo, ouvindo a terrível bronca que o coordenador estava aplicando nos alunos, que ouviam de olhos arregalados. Fiquei pasmo porque eram alunos adultos, muito bons e disciplinados, e não me pareciam merecedores de qualquer admoestação, quanto mais de uma reprimenda violenta daquelas. Ele estava cometendo uma injustiça. Tenho certeza disso. O professor espumava pela boca, gritava e saiu dali tão enfurecido que nem me cumprimentou. Eu fiquei triste pensando em como iniciar a minha aula com eles depois daquilo que vi e ouvi. Não perguntei a razão daquela reprimenda, nem podia perder tempo com isso, precisava ensinar a minha matéria, mas como o faria se eles estavam naquele estado de tristeza que que dava dó? Então tive uma ideia; olhei para eles, de modo sério e disse:

- Pessoal! Não liguem não. Sabem por que ele está nervoso assim? Ele está louco de raiva, porque chegou há pouco de fora. (Escrito não se nota, mas falado, fica parecendo "Ele estalou o cu de raiva porque chegou a por o cu de fora". Que horror, não acham?)

Eles entenderam imediatamente e se puseram a rir. Pronto, ganhei a simpatia deles, que retomaram a atenção e imediatamente entrei no assunto daquele dia.

Nenhum comentário: