quinta-feira, 26 de maio de 2016

TROVINHAS POPULARES

À noite quando me deito,           Aqui tens a minha mão,       
eu rezo à Virgem  Maria             ajunta palma com palma.   
para sonhar toda  a noite            Domina o meu coração,    
com quem penso todo o dia.       toma posse de minha alma.

Note que todos os versos possuem 7 sílabas poéticas:
pa/ra/ so/nhar/ to/da  a/ noi/te (verso grave, termina com palavra paroxítona, conta apenas até a penúltima sílaba)
Do/mi/na o/ meu/ co/ra/ção/ (verso agudo,que termina com oxítona) contamos inclusive a última sílaba)
Quando uma palavra termina por vogal átona e a seguinte começa com vogal, ocorre a elisão, quer dizer, pronunciamos as duas como se fossem uma só.

Leia mais duas;

Chamaste-me tua vida,              Com pena pego na pena,
eu tua alma quero ser:               com pena quero escrever;
a vida acaba com a morte,         caiu-me a pena no chão 
a alma não pode morrer.            com pena de te não ver.   


Observe que, como as duas anteriores, os versos 2 e 4 sempre rimam, mas os versos ímpares não. Versos que não apresentam rimas são chamados "versos brancos".  


Nenhum comentário: