terça-feira, 24 de maio de 2016

SIGNIFICADOS DE Araruama, Piraguá, Paranaguá, Paquetá e Araraquara.

     Na toponímia (nome de lugares) encontramos muitos termos de origem tupi, o que demonstra que essa língua indígena foi muito falada por longo tempo em nosso país. Por exemplo, o termo KUÁ, que significa baía ou enseada, ou ainda, um recorte no litoral, acabou tendo seu som transformado em GUÁ e aparece em vários nomes como Piraguá. Pira é peixe, logo Piraguá é baía do peixe. Em Paranaguá encontramos paraná, que significa "semelhante ao mar", então, é uma enseada grande semelhante ao mar.

     Aproveitando, vejamos também Paquetá, em que etá quer dizer muito e paque, paca, então Paquetá devia ser um lugar em que as pacas eram abundantes. Vocês devem ter visto também muitos nomes com o final QUARA, que significa toca ou cova, então:
ARARAQUARA significa toca das araras;
PIRAQUARA quer dizer toca dos peixes e
URUBUQUARA é lugar que os urubus transformam em sua toca ou covil.

     Ouvi algumas pessoas me dizerem que Araruama quer dizer toca das araras, o que não é tão errado, mas é um pouco impróprio, como vimos acima (Araraquara). Agora se tomarmos como base de raciocínio o  termo PINDORAMA, bastante conhecido, que, como o termo inglês country, tem o significado abrangente de país, região ou terra, então veremos que Araruama significa região das araras ou terra das araras. O que vem ser praticamente a mesma coisa; aqui deveria existir uma grande quantidade de araras. . . no passado, é claro.
Lagoa de Araruama, no bairro Pernambuca.

Nenhum comentário: