terça-feira, 10 de agosto de 2021

GRAMÁTICA; ERRO DE CONCORDÂNCIA

 Escutei uma canção linda, combinação de um poema muito interessante e inteligente com melodia agradável, mas... com erro de concordância que deviam retificar. Vejam; "Eu vou pedir emprestada a moeda que você achou." Outro exemplo: " Você pede a  bicicleta emprestada que depois eu devolverei."

Agora vejam a letra da canção de que falei.

            SAMBA DA UTOPIA

                                                                           de Jonathan Silva

 Se o mundo ficar pesado, eu vou pedir emprestado (masc.)

A palavra (feminino) poesia

Se o mundo emburrecer, eu vou rezar pra chover
Palavra sabedoria.

Se o mundo andar pra trás, vou escrever num cartaz
A palavra rebeldia.
Se a gente desanimar, eu vou colher no pomar
A palavra teimosia.

Se acontecer afinal, de entrar em nosso quintal
A palavra tirania, Pegue o tambor e o ganzá
Vamos pra rua gritar a palavra utopia.

                                                                LAMENTÁVEL!

Opções de mudança; Se a vida ficar PESADA eu vou pedir emprestada..." ou "Se a terra ficar PESADA eu vou pedir emprestada..."