sexta-feira, 28 de maio de 2021

QUANDO USAR MAL E QUANDO EMPREGAR MAU

 Muita gente confunde e troca, algumas vezes por não saber, outras por distração. Uma pessoa amiga, nos comentários colocou: "nunca fazer mau a ninguém". Está certo? Não, nesse sintagma completando o verbo fazer temos um advérbio, então é MAL. Agir mal, fazer mal, cantar mal. Faça um teste agora;

1 Meu irmão canta ......, 2 Minha prima cozinha .........  3 Seu cunhado foi ....... ao fazer isso com você.

      4 Um aluno .........  não faz a lição de casa, não pratica. 


Veja se acertou todas. 1 mal 2 mal 3 mau  4 mau

Então temos o advérbio mal que se opõe a bem e o adjetivo mau que se opõe a bom, então, quando tiver dúvida entre mal e mau, passe a frase para o oposto e logo saberá como resolver a questão; 

Eu me saí ..... na prova. Eu me saí bem na prova, logo; eu me saí mal na prova.

O homem ..... ofende seu próximo. O homem bom não ofende seu próximo, logo o homem mau ....

Nenhum comentário: