quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

SIGNIFICAD0 DE: KUTUK, SAPEG, PIRACAIA e PETEK

 Há muitos termos do idioma tupi (Segundo o prof. Eduardo de Almeida Navarro, não existe idioma tupi-guarani) que você ouve e lê por aí, às vezes igualzinho, outras vezes com pequenas alterações. Por exemplo, já deve ter ouvido "Vou cutucar você" ou "Pára de me cutucar." Pois bem, os índios usavam uma palavra "Kutuk" que significa "furar" e foi a matriz da nossa cutucar. Pererek que significa saltitar virou o nome daquele sapinho pulador; a perereca. 


SAPEG, talvez você ainda não tenha associado, mas usamos bastante uma derivada; sapeca (Êta menina sapeca!).  Sapeg é tostar ao fogo, então essa criança apronta muito, faz arte, metaforicamente vive queimando as coisas por aí.

Por falar em fogo, há uma cidade paulista que se chama Piracaia, nome tupi. Caia é fogo, pira = peixe, então é peixe assado, ou tostado, ou queimado. Com esse final temos Caucaia que significa mato queimado ( caa mato + caia queimado)


Para encerrar, não tenho mais visto crianças e jovens batendo peteca por aí. É uma pena, brincadeira muito boa e ativa os nossos reflexos. Essa palavra vem do tupi "petek" que significa estapear, dar tapas. Foi bem aplicado, não foi? 

Nenhum comentário: