domingo, 3 de abril de 2016

MIGUILIM e DITO, personagens de Guimarães Rosa

               Sempre que leio a novela “Campo Geral” de Guimarães Rosa fico várias vezes emocionado, mas o momento que sempre me faz atingir um estado muito intenso é quando Miguilim vai se aconselhar com o irmão Dito.
Miguilim era mais velho e sempre se dava mal nas coisas que fazia, ao passo que seu irmão mais novo, Dito, sempre se dava bem em tudo que fazia, sempre impressionava as pessoas. Miguilim, percebendo isso, consulta seu irmão sobre a possível causa, pergunta a ele por que seria que os animais o perseguiam e muitas outras reclamações. A principal delas foi quando mandou cortar uma árvore porque lhe disseram que se ela ultrapassasse a altura da casa, o pai morreria e ele mandou cortar porque queria salvar o pai. O pai ficou furioso e já ia castigá-lo sem nem perguntar a causa, mas quando Dito assumiu a responsabilidade, o pai indagou e quando o garoto explicou que era por causa da superstição, o pai se derrete todo e abraça o filho agradecido. Miguilim pergunta por que com ele as pessoas sempre o perseguem e maltratam? Então o sábio Dito me emociona demais com essa resposta que lhe dá:
“Os outros têm uma espécie de cachorro farejador, dentro de cada um, eles mesmo não sabem. Isso feito um cachorro, que eles têm dentro deles, é que fareja, todo o tempo, se a gente por dentro está mole, está sujo ou está ruim, ou errado . . . as pessoas mesmas não sabem, mas, então, elas ficam assim com uma precisão de judiar com a gente.”

Pense nisso, você tem encontrado algum cão farejador? Então olhe para dentro de si mesmo, mude o conceito que tem de si próprio. Transforme-se e os cães se afastarão.

Nenhum comentário: