sábado, 1 de março de 2014

Tatiana Salem Levy

Há meses, um livro gritava da estante, chamava minha atenção, implorava mesmo "pelo amor de Zeus, abra-me pelo menos... olha a minha capa". Hoje atendi, pois precisava inserir novo livro em minha lista de leituras, já que terminara Mais Platão e A bóia perdida, como você já leu aqui. Bem, fiquei sem fôlego e li apenas 3 curtas páginas. Ufa, como tem gente que escreve bem. Não me surpreendeu, ver na capa, que Tatiana com seu A chave de casa recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura 2008 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2008, dois prêmios sonhados por todos que escrevem. Não recomendo para quem não gosta de Clarice Lispector, há qualidades parecidas. Eu adorei, mas aguarde que ainda estou no embalo inicial.
Estou dizendo isso porque me lembrei de um grande amigo, grande professor, que apesar de tudo que a crítica já disse, não admite que o texto de Clarice seja belo. Diz ele que "é coisa de mulher e eu sou machista demais para entender". Ainda bem que ele admite qual é o problema.


Nenhum comentário: