segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO : Teatro na escola

TEATRO NA ESCOLA

Os seus alunos podem ter acesso de modo fácil e interessante à mais importante epopéia em língua portuguesa.
OBJETIVO: Popularizar a obra máxima do Classicismo lusitano e mostrar que, com poucas modificações e um sério trabalho de teatralização, essa epopéia pode interessar aos jovens de nosso tempo.
PÚBLICO ALVO: Professores de Literatura, estudantes universitários de Letras e alunos do ensino médio.
Apresentação de uma adaptação feita por mim, com duração de uma hora e meia:
Primeira parte: Após declamar proposição, invocação e dedicatória, apresenta o concílio dos deuses, a peripécia do Veloso, a cilada de Moçambique, a morte de Inês de Castro.
INTERVALO – Explicar características do gênero épico e do Classicismo.
Segunda parte: Partida do da Gama, Velho do Restelo, Gigante Adamastor, chegada à Índia, Ilha dos Amores e final. Encerramento com explicações sobre o autor.

geraldochacon@hotmail.com     -    Cel. (22) 9996-9976


Geraldo Chacon é professor de literatura, bacharelado e licenciado pela USP em 1976, desde quando vem lecionando nos mais importantes colégios e cursinhos de São Paulo: Anglo, CPV, Intergraus, Stockler, Colégio Bandeirantes e Colégio Rio Branco. Durante todo o ano de 1998 e parte de 1999, participou dos Seminários de Atualização e Motivação promovidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, onde ministrou palestras de literatura para mais de 15 mil professores. Publicou 3 livros de poesia e mais de 30 obras didáticas, entre elas o livro Síntese da Literatura Portuguesa e Brasileira. Em 1998 estreou no teatro profissional com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e de 2004 a 2009 apresentou-se nos espetáculos “Caeiro em Pessoa”, "Primeiras Estórias" e "Sagarana", com o Grupo RIA, no Teatro Lucas Pardo Filho. Em 2002 e 2003 apresentou-se no espetáculo "Travessia" em diversos teatros de São Paulo, com o ator Ayrton Salvanini. Todos os anos, tem ministrado cursos sobre as obras que caem nos exames da FUVEST e UNICAMP. De 1999 a 2011 foram realizados cursos nos seguintes locais: Taubaté, Teatro Lucas Pardo Fo (de São Paulo), Teatro América de Sorocaba, Colégio POP de São Paulo, Colégio Bandeirantes de Mogi, Objetivo de Guarulhos e na Sub-Prefeitura do Tucuruvi.


Nenhum comentário: