quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ASSIM COMO BANDEIRA

Paródia é termo normalmente utilizado para se referir a obra jocosa que imita outra, fazendo gozação. Paródia quer dizer "canto paralelo".  Intertextualidade acontece quando você encontra um texto que mantém com outro uma relação parodística, como se conversasse com o outro. Certa vez eu estava lecionando e lendo para meus alunos um poema de Manuel Bandeira, intitulado "Madrigal melancólico". Acordei pasmo, era um sonho então, o poema que eu lia não era do Bandeira, porque eu não sabia de cor. Logo eram versos meus, corri para o criado mudo e peguei papel e caneta e anotei os versos de que me lembrei. Quando me levantei no outro dia, concluí o poema que ficou assim:


ASSIM COMO BANDEIRA
  
 O que amo em ti
não são esses olhos doces, delicados,
nem esse riso de anjo adolescente.

O que amo em ti
não é só essa pele acetinada
sempre pronta para a carícia renovada,
nem esse seio róseo e atrevido
a desenhar-se sob o tecido.

O que amo em ti
não é essa pressa louca
de viver cada momento,
nem a falta de memória para a dor.

O que amo em ti
não é só essa voz leve e rouca
que me envolve e me consome,
nem o que deseja todo homem:
flor definida e definitiva
a abrir-se como boca ou ferida,
nem mesmo essa juventude assim perdida.
O que amo em ti, enigmática e solidária:
é a VIDA!

Você pode adquirir este e outros livros meus no site literatura e teatro


Nenhum comentário: