domingo, 2 de dezembro de 2018

JORGE AMADO, você já leu esse livro dele?


Recomendo a leitura desse livrinho incrível, fiquei surpreso ao ler. Vi a peça há dezenas de anos, meus filhos ainda eram pequenos, agora ao ler o livro a peça de que tanto gostei pareceu-me ficar aquém do livro. Era boa, não entenda mal, mas o livro tem emoções, críticas, humor que não puderam ser transferidas para outra linguagem. Estou certo de que Machado de Assis adoraria ler esse livro, talvez até tivesse uma pontinha de inveja e pensasse: "Caramba, esse aí me superou!" Vou transcrever só uma pequena introdução, antes do capítulo "Madrugada".

"Era uma vez antigamente, mas muito antigamente, nas profundas do passado, quando os bichos falavam, os cachorros eram amarrados com linguiça, alfaiates casavam com princesas e as crianças chegavam no bico das cegonhas. Hoje meninos e meninas já nascem sabendo tudo, aprendem no ventre materno, onde se fazem psicanalisar para escolher cada qual o complexo preferido, a angústia, a solidão, a violência. Aconteceu naquele então uma história de amor."

Nenhum comentário: