sexta-feira, 1 de março de 2013

FILOSOFIA E JABUTICABA

"Aos quinze anos, eu queria muito aprender.
Aos trinta, eu havia firmado os pés no chão.
Aos quarenta, deixei de ficar perplexo.
Aos cinquenta, soube quais eram as ordens do Céu.
Aos sessenta, escutei-as com os ouvidos dóceis."
                                                                             (Confúcio)

E eu, aos sessenta e sete, parodiando o pensador chinês, digo que espero aos setenta poder obedecer ao que o meu coração ordenar com sensatez, pois sei que o que eu desejar, na maioria dos casos, não terá tempo suficiente para acontecer. Por exemplo: se eu desejar chupar jabuticaba e plantar uma muda de jabuticabeira para conseguir esse objetivo, estarei fazendo loucura. Estarei morto antes que a árvore dê o seu primeiro fruto. Será mais fácil comprar na feira ou na quitanda, embora não seja tão emocionante quanto apanhar no pé.

Nenhum comentário: