segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

MELHORE SUA VIDA 23


Aprendendo a ser feliz.

Vivemos aprendendo, sem parar. Assim, vamos ganhando experiência e corrigindo nossos erros. O que nos parecia bom na adolescência, hoje vemos com outros olhos e muitas vezes desprezamos, com razão. A felicidade é um estado mental. Será feliz quem consegue eliminar o máximo de tensão com o mínimo de esforço. Se me vejo sentindo raiva de alguém, imediatamente procuro justificativas e ou desculpas para que a pessoa tenha feito o que me aborreceu. Também procuro em mim, as causas do aborrecimento e logo me noto desprezando tudo aquilo e me concentrando no que vou fazer, visando me dar bem-estar, ou seja, ficar bem, ficar feliz.

Se você pratica ginástica ou quaisquer formas de exercícios para melhorar seu corpo físico, pense que deve fazer constantes exercícios para ser feliz. Evite ficar ruminando sobre coisas antigas que fizeram você sofrer e troque por coisas boas que você gostaria que acontecessem no futuro, próximo ou mais distante, não importa. Fique imaginando, nos mínimos detalhes.

Evite pessoas ou agrupamentos de quem não pensa como você, seja politicamente ou religiosamente, envolvendo-se em debates. Não é necessário que sejamos admirados e amados por muitas pessoas, mas sim, devemos ser estimados pelos que nos rodeiam.

Cuidado. Sabemos de caso de pessoas que conseguiram crescer, evoluir, por meio de virtudes como paciência, prudência, bondade, moderação, mas com o sucesso, tornaram-se metidos, levianos ou arrogantes. Claro, tornaram-se infelizes. Finalizando, insistimos; busque o contato com a natureza, leia livros e veja filmes que mostrem coisas belas e boas, evitando os que mostram o contrário disso. Faça o mesmo com relação à música e demais artes. Boa sorte!

                                              Aos 76 anos ainda brinco de plantar bananeira.

2 comentários:

edina disse...

Muito interessante essa abordagem! Gratidão professor Chacon!

Clara Viegas disse...

Uauu