segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A CRISE DA CRASE ATACA NOVAMENTE


Please, inscreva-se neste blog e colabore com sugestões e dúvidas de literatura ou gramática, por exemplo, vi ontem na estrada de Araruama uma grande e bela placa divulgando uma loja e avisando que estava À 500 METROS. Uau, o que é isso, my God! Antes de  termos masculinos não ponha crase (`). Este acento grave deverá ser colocado antes de substantivos femininos e se estiver no plural (como metros) então precisa de também ter um "S". Veja: 

Vou às casas dos amigos somente aos domingos. Vá à missa e volte logo. 

Agora veja como ficaria se houvesse substantivos masculinos; Fomos ao armazém. Foram aos bares.  

Para haver crase é necessário que o verbo exija a preposição "a" e seja seguido por um complemento antecedido pelo artigo "a". Exemplos: Verbo ir; quem vai, vai a (preposição) algum lugar, por exemplo "a (artigo) igreja". Vamos então colocar um complemento feminino precedido de artigo "a": Maria irá a + a casa de sua vizinha. Houve no passado uma regra que exigia que se escrevesse assim: Maria irá aa casa de sua vizinha. Mas há muito tempo uma reforma ortográfica determinou que se registrasse com a crase; Maria irá à casa de sua vizinha.

O comércio está a muitos metros daqui. A venda fica a duzentos metros daqui. (não pode colocar acento grave, porque há somente a preposição "a", sem nenhum artigo.

Há uma exceção para crase antes de termo masculino, e não ocorre erro, porque.... vou explicar. 

COMPROU MÓVEIS À LUIZ XV.  Aqui, isso acontece, porque há uma palavra FEMININA que não aparece, mas está subentendida, então vamos escrever com todas à mostra;

 COMPROU MÓVEIS À MODA LUIZ XV.

Quer um conselho? Em caso de dúvida, não use crase. Muito melhor errar assim, pela falta, o que pode ser considerado um descuido, um esquecimento do que errar por excesso, deixando evidente que é um caso de ignorância.

QUE BOM QUE NEM TODOS ERRAM, encontrei outra placa bem perto, e correta.






Nenhum comentário: