sábado, 17 de novembro de 2012

GONZAGÃO, A LENDA

                Ontem eu vi que quando você pensa que não há mais nada que lhe possa causar impacto, quando você acha que viu tudo, vem uma surpresa e lhe bate na cara como um soco, uma porrada bem forte! Constatei que há muita gente louca no mundo, João Falcão é uma delas, graças a Deus, e mais loucos são os atores que trabalham com ele. A loucura é o que salvará a terra, é o que leva o mundo para diante, loucos como Santos Dumont, Galileu e vários outros. Bem, não vou analisar o espetáculo Gonzagão, a Lenda, porque não tenho o saber para isso, mas vou dizer da minha emoção e da platéia toda, porque os aplausos foram constantes, em cena aberta, e muitas vezes. No final, logo que o primeiro ator adiantou-se para os agradecimentos, o teatro todo, lotado, pôs-de de pé e expressava seu agradecimento por aquela loucura toda com elogios gritados e palmas frenéticas. É, a loucura contagia! Voltei para casa, ora rindo, ora chorando, e o tempo todo cantando: "Eu já estou roendo unha e a saudade é testemunha do que agora vou dizer" eu já estou morrendo de vontade de voltar e ver tudo de novo, mas antes eu preciso ver os "Clandestinos". Eu me tornei apaixonado por João Falcão desde que vi "A Máquina" no Sesc do Belenzinho, em Sampa, isso já faz mais de dez anos. Em Gonzagão o figurino é um disparate, uma alucinação de Salvador Dali, no entanto, parece tudo muito harmonioso e quebra qualquer atitude realista que pudesse existir. Os atores se agitam e correm e pulam o tempo todo que o palco parece aumentar de tamanho e o tempo se esgota sem que alguém possa ter qualquer sensação de tédio. Os atores são primorosos e eu gostaria mais mesmo era de poder ter assistido aos ensaios. Como será que esse demônio dirige? Será que esse lunático é tirânico como certo diretor que me iniciou no mundo da representação e um outro muito famoso? Será que é folgazão e libertário? Eu pagaria mais do que o valor do ingresso para ver um ensaio só, um ensainho só! E as músicas? Os arranjos! Ah, não vou falar mais nada, vá você ver e tire suas próprias conclusões. É massa, é irado, é muito louco e muito mais. Vá que ainda dá tempo, mas chegue cedo que a fila é grande, está no Teatro Sesc Ginástico do Rio, mais informações no www.sescrio.org.br

Nenhum comentário: