quinta-feira, 30 de setembro de 2021

EMBARQUE NESSA ONDA

 

Melhore sua vida – 11

 


Os neurocientistas assim classificaram as ondas cerebrais:

ONDAS BETA

São as que nos movimentam no trabalho e demais atividades do nosso dia a dia. Elas têm a capacidade de aumentar a tensão muscular e elevar a pressão sanguínea. Quando pensamos de forma lógica, é ela que funciona.  Essas ondas nos auxiliam a resolver problemas, mas também são elas que criam ansiedade. Na frequência beta, a dopamina é liberada com mais facilidade. A dopamina é quem leva informações para várias partes do nosso corpo.e também provoca a sensação de prazer, além de aumentar nossa motivação. Comendo ovos, peixe e feijão você provoca o aumento desse neurotransmissor.

ONDAS ALFA

Essas são o oposto das ondas Betas, porque funcionam quando dormimos ou fechamos os olhos e principalmente quando meditamos*. Elas estimulam o aumento da melatonina que favorecem o nosso sono, o nosso descanso.

ONDAS THETA

Elas estão associadas às nossas recordações, emoções e sensações fortes.

ONDAS DELTA

São as menos estudadas, mas sabe-se que elas são mais lentas e estão associadas a sensações inconscientes e à empatia.

ONDAS GAMA

Foram as últimas a serem descobertas. São muito mais rápidas do que as outras. Elas tendem a formar associações e disparar redes mais rapidamente do que em qualquer outro estado cerebral.

*Estimular o cérebro em atividades de meditação, relaxamento, pensamentos bons, vai possibilitar que você produza um estado no qual terá maiores chances de ser mais saudável e mais feliz com a sua vida.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

PENSAMENTOS PARA MANTER SAÚDE E FELICIDADE

 Melhore sua vida – 10

                              

Nós somos o único animal que pensa, mas somos, ao mesmo tempo, um ser que desconhece como fazer bom emprego dos pensamentos. A maioria de nós pensa mal e tem ideias desgovernadas, em vez de fazer deste caminho (o pensar) instrumento para ser feliz e ter boa saúde. O que se refletiria e melhoraria também a vida daqueles que estão próximos; seus familiares e amigos.

Vocês nem imaginam, não fazem ideia da grande importância dos pensamentos positivos, bons. Pensar negativamente só pode trazer malefícios, fracassos e doenças. Pesquise para ver se o que vou falar é verdade. 

Quando me preparava para os exames vestibulares, através de um professor, fiquei sabendo que centenas de soldados feridos no hospital, que se arrastavam por meses de doença, melhoraram em um tempo muito curto tão logo souberam que a guerra tinha terminada. Não eram os remédios que não funcionaram antes e nem agora foram eles que produziram as melhoras, mas os pensamentos dos soldados.

Adote a seguinte prática todo dia, quantas vezes puder. Concentre-se nesses pensamentos mesmo que não tenha muita crença, minta para si mesmo, com pensamentos positivos, e jogue no lixo os pensamentos ruins;

* Sou uma pessoa feliz e forte, com muita saúde e muita sorte.

* A luz do Senhor percorre todas as minhas células e me proporciona uma saúde melhor a cada dia.

* Todos os bens que são meus por direito divino estão sendo providenciados de modo milagroso por vontade de Deus.

* Todas as portas estão abertas para surpresas agradáveis, surpreendentes.

* Todas as pessoas e situações se organizam e se harmonizam para me auxiliar honestamente a conseguir realizar meus sonhos e meus projetos.



Podem usar e ensinar a outros porque isso é público e não tem direitos autorais.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

CAMINHOS PARA A FELICIDADE

 

Melhore sua vida – 9

 

Tudo começa no cérebro. Qualquer pensamento ou percepção, sensação ou emoção cria uma espécie de salada com impulsos químicos e elétricos em seus neurotransmissores. Esse coquetel não leva em conta se aquilo é bom ou ruim, mas se aquilo se repete, ele provoca mais repetição. Agora entendo porque quando eu vivia dizendo que era azarado, aconteciam coisas muito esquisitas estragando o meu dia. E eu, sem nem pensar no mal que me faria, dizia “Estão vendo? É assim mesmo, sempre assim comigo, muito azar!” Quando parei de reclamar, os “azares” da minha vida desapareceram. E quando comecei a me vangloriar de que era um cara de sorte, viva, vocês não vão acreditar, mas tem acontecido muita surpresa boa na minha vida.

Lembrei-me agora de um amigo que me deu carona e nos perdemos por uns caminhos bem lá no interior de Araruama e quando vi um ciclista que vinha pela estrada deserta, gritei por meu amigo parar e perguntar para aquele homem qual era o melhor caminho. Meu amigo não parou e disse que não faria aquilo de jeito nenhum porque sempre pedia informação tinha o desprazer absurdo da pessoa ser muda, não falar o nosso idioma ou, aconteceu uma vez, o homem era fanho e gaguejava. Embora pareça absurdo, pelo nervosismo do meu amigo, acreditei. É possível até um absurdo desse pode acontecer. Então, vamos lá, responda para você mesmo:

Andas dizendo ou pensando em coisas ruins e desagradáveis?

Tens reclamado muito e contado para seus familiares e amigos o que acontece de ruim?

Então faça o contrário e muitas vezes.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

terça-feira, 21 de setembro de 2021

SER FELIZ É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR

 Melhore sua vida – 8

Por que ser feliz é importante?

Sentir prazer é muito estimulante para o cérebro. As pessoas felizes conseguem ser mais saudáveis ao passo que as infelizes contraem facilmente várias doenças. Você deve ter notado que se sente muito bem quando está ao lado de alguém feliz, então além de fazer bem para nós, também ajuda a melhorar a vida de quem está ao nosso lado.

Vejamos mais alguns motivos para sermos felizes:

. a felicidade estimula o crescimento das conexões nervosas;

. também melhora a cognição e aumenta a produtividade da mente;

. a felicidade consegue melhorar sua capacidade de analisar;

. ela afeta positivamente o modo como você enxerga o que existe à sua volta;

. também aumenta sua atenção, sua concentração;

. pensamentos felizes, levam a mais pensamentos felizes, formando uma corrente;

. pessoas felizes conseguem resolver seus problemas mais facilmente e se revelam muito mais criativas do que as demais.

ENTÃO. VIU COMO VALE A PENA!?

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

VAMOS SER FELIZES?

MELHORE SUA VIDA - 7

 Dificuldades com internet e com programas no laptop me impediram de fazer postagens. Vamos voltar a falar de felicidade, mas antes deixem-me divulgar meu livro para vestibular, está disponível na minha livraria virtual  www.literarte.online 

Nós, humanos, somos a única espécie animal dotado de consciência de que tem cérebro e corpo capazes de se adaptar, que podem alterar o curso de suas vidas. Podemos fazer escolhas capazes de afetar vastamente a qualidade de nossa vida; tanto biológica quanto intelectual, tanto ambiental quanto espiritual.

Nós, humanos, temos o poder de nos moldar de modo a nos transformar naquilo que desejamos ser. Alguns podem sentir dificuldade, podem duvidar, o que atrapalha mais, mas a maioria de nós tem potencial para melhorar o seu destino emocional.

O que nos traz novamente ao nosso tema; felicidade. Será possível treinar o cérebro para ser feliz? Sim, caros amigos, vocês podem treinar seu cérebro para a felicidade. Vai necessitar de concentração, propósito, dedicação, ação e persistência, mas é possível mudar a forma do cérebro para experimentar e viver a mais intensa e constante felicidade. Pense mais em FElicidade e tenha mais fé.



domingo, 12 de setembro de 2021

MELHORE SUA VIDA 6

 

Hoje queria fazer um vídeo, mas viajei para Jacarepaguá e não tenho aqui as condições de gravar, então vou escrever. Quero contar algo que hoje entendo qual foi o processo que levou o meu ser a curar uma doença, um mal que me afligia. Agi por instinto e por uma situação constrangedora.

Conversava com um sujeito, de que não me recordo mais nada quase, se era ou não colega de trabalho ou amigo. Lembro que era mais velho do que eu, que ainda não tinha 18 anos. Ele devia ter mais de 20. Em certo momento da conversa, porque eu me queixava de estar sempre com algum problema de saúde, e naqueles dias estava com prisão de ventre. Já havia passado por alguns médicos e nem eles e nem os remédios tinham me ajudado.

Ele, irritado, começou a dar-me uma bronca muito ríspida. Falando de modo bravo, disse que eu era muito chato, que o aborrecia sempre com queixas, que eu não tinha outro assunto, que aquilo era de aborrecer qualquer um, que eu devia arrumar outros assuntos, que devia parar com aquelas reclamações, que nunca mais falasse de doença com ele. Que não queria mais nunca conversar comigo, se eu não mudasse.

Claro que me calei, não encontrei o que dizer. Fiquei triste, sofri muito com aquilo. Achei que ele foi muito grosseiro e passei o dia todo triste e remoendo aquilo, mas acabei concordando com ele. Passei os dias seguintes a mudar de assunto, quando começava a reclamar. Foram passando os dias, semanas, meses, ano.

Certo dia uma pessoa me perguntou se eu ainda tinha prisão de ventre. Eu ainda sofria com aquilo, mas menti firme para a pessoa: “Não, já sarei!”

Creio que dois anos depois, veio um primo lá de Minas, fazendeiro, com quem passei algumas férias escolares. Em certo momento de conversa sobre nossas lembranças, ele perguntou:

- E aquele problema seu, passou?

- Que problema?

- Se você não se lembra, então é porque já melhorou.

- Mas me diga, o que era?

Ele disse que era a prisão de ventre. Quase caí duro, verdade mesmo, tinha sumido.

Hoje sei que meu pensamento e minhas falas sobre a doença e dizendo que aquilo não acabava, que eu não melhorava, então não melhorava mesmo.

EVITE FICAR RECLAMANDO! Nunca diga que algo na sua vida não melhora, mas sempre o contrário, diga que aquilo vai passar. Que vai melhorar.

Por favor, inscreva-se no blog, no canal do Youtube, faça comentários e sugestões. Obrigado por sua visita e participação.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

MELHORE SUA VIDA 5

 


Se estiver com tempo, copie este meu poema, leia-o de vez em quando e pense nele e no que transmite.

COMECE HOJE A MUDAR SUA VIDA PARA MELHOR

Com base no que dissemos na última postagem, vamos iniciar nossa mudança, a partir de hoje, todo dia logo que acordar e sempre que se pegar pensando algo ruim... pare, e pense:

“Eu sou uma pessoa feliz e forte, de muita saúde e muita sorte.”

Quando jovem, eu vivia repetindo que não tinha sorte, que era azarado. E muitas coisas aconteciam provando que eu tinha razão. E eu logo comentava com alguém; “está vendo, eu não disse? Tenho muito azar!”

Não percebia como eu estava criando essa situação. Muitas leituras, muitas conversas, palestras e comecei a mudar isso. Hoje sou um homem de muita sorte. Há algumas histórias que vou contar mais tarde, mas hoje quero falar da pesquisa realizada em 1949, pelo psicólogo Dr. Donald Hebb, que provocou muitas experiências e outras pesquisas por 60 anos. Demonstraram que se você se concentra em ressentimentos, mágoas, arrependimentos e quaisquer outras emoções negativas, os neurônios envolvidos nessa atividade mental vão trabalhar ao mesmo tempo e juntos, unidos, de modo que esse processo vai criar mais estrutura neural que levarão você a um estado de constante tristeza, raiva e descontentamento.

Por outro lado, se você perceber e romper com isso, procurando pensamentos e sensações positivas (bondade, compaixão, empatia, paciência) todos os neurônios vão se envolver com os novos pensamentos e emoções e todo seu ser fica mais atento, desperto e preparado para perceber e aceitar as coisas novas e boas que vão aparecer naturalmente em sua vida.

Procure no YouTube esta composição e cante.


A Natureza das Coisas (Forró)

 Se avexe não, Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada

Se avexe não, Que a lagarta rasteja até o dia em que cria asas
Se avexe não, Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa  (burrinha não se refere ao animal, mas a um veículo)
Se avexe não, Amanhã ela para na porta da sua casa

Se avexe não, Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa, segue seu compasso. Inexoravelmente chega lá
Se avexe não, Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa ou seja lavadeira. Pra ir mais alto, vai ter que suar.

Compositor: Jose Accioly Cavalcante Neto

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A FELICIDADE É NOSSO OBJETIVO

 

MELHORE SUA VIDA 4 


 A década de 1980 é o marco inicial da procura da felicidade. Em vinte anos, ou seja, até o ano 2000 foram publicados 3 mil artigos científicos sobre a felicidade. Atualmente existe uma base popular de dados na internet que compila e analisa estudos sobre a felicidade provenientes de todas as partes do mundo. E nós, vamos ficar fora disso? De jeito nenhum, tenho pesquisado, tenho feito coisas que me ajudaram a melhorar, ou seja, a evitar o que atrapalha e fazer o que me ajuda a ser feliz e cada vez, mais feliz.

Já vimos que o dinheiro não é o fator mais importante porque há muitos ricos infelizes e porque uma pesquisa demonstrou que o país que provoca admiração no mundo todo, EEUU, está em vigésimo lugar em matéria de se sentir feliz. Pena que não encontrei os 10 primeiros, se alguém de vocês que me leem souberem, por favor, me digam.

Richard Davidson, PhD, famoso psicólogo da universidade de Wiscosin, realizou um estudo pioneiro sobre a influência da meditação em dois grupos; um de monges budistas e outro de pessoas que nunca meditaram. O tema era compaixão e empatia.  E foram acompanhando através de equipamentos, as mudanças que ocorriam no cérebro das pessoas. Em oito semanas os resultados foram ótimos para os dois grupos. “Meditar e pensar na felicidade fez com que seus cérebros se moldassem e se transformassem, tornando-se programados para mais felicidade e paz 24 horas por dia. Esse é o poder dos pensamentos positivos”.

Você precisa saber, e vou encerrar hoje com essa informação importante; somente o fato de você ter se dedicado a acompanhar e ler esses textos, já fez com que seu cérebro mudasse, evoluísse e progredisse para fazer de você uma pessoa mais feliz e mais saudável. 

BOA SORTE E VOTOS DE MUITA FELICIDADE.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

MELHORE SUA VIDA 3

 

MELHORE SUA VIDA  

O QUE É FELICIDADE?

Ela é algo subjetivo e muito pessoal. O que vale para você pode não valer para alguém de sua família. Normalmente, as pessoas precisam de algumas coisas para depois disso pensar em felicidade. Por exemplo, precisamos de água, alimento, abrigo, amor, sexo, etc.

Podemos concluir então que o mais próximo que podemos chegar do conceito de felicidade é que ela algo pouco preciso, uma sensação de bem-estar. Eu gostaria mais de inverter essa locução por sensação de estar bem. Porque podemos ter tudo isso mencionado acima e, mesmo assim, não nos sentirmos bem. Tenho tudo isso à minha disposição e tive que lutar interiormente para afastar uma forte sensação de infelicidade. Porque não estou podendo realizar o meu mais louco sonho, que era apresentar Os Lusíadas na forma de um monólogo para o público brasileiro e português. Até afastei o desejo de também levar a peça nos países africanos que falam nosso idioma.

A busca da felicidade tomada como um objetivo para nossa vida é uma ideia relativamente nova. As gerações dos séculos anteriores ao XX, não tinham tempo nem para pensar. Era só trabalhar, comer e dormir. Se tivesse o que comer já estava muito bom. Np período das duas grandes guerras, então, mais difícil ainda. Foi a partir de 1960 que as gerações puderam refletir sobre o que queriam da vida e começaram a pensar e buscar o que poderia trazer felicidade. O efeito do medicamento Prozac em 1988 pode fazer muita gente artificialmente feliz, mas ao mesmo tempo, deixou perceber que as pessoas não estavam felizes de verdade.

Ter dinheiro traz felicidade? Fizeram pesquisa sobre nível de felicidade envolvendo multimilionários americanos e pobres de uma favela em Calcutá. A diferença de pontuação foi pequena, porque o dinheiro só é relevante até um certo ponto. Os psicólogos chamaram isso de “paradoxo dos camponeses felizes e dos milionários extremamente infelizes”. A felicidade pode estar associada a dinheiro, mas o dinheiro sozinho não traz felicidade.

Vou encerrar hoje com um conselho de um amigo, sábio e grande professor da USP, o saudoso Antônio Medina: “Chacon, só tem uma coisa que pode fazer tanto mal quanto a falta do dinheiro; é ter muito dinheiro. Dinheiro demais faz muito mal. Lembre-se disso!”



segunda-feira, 6 de setembro de 2021

MELHORE DE VIDA 2


Você quer ser feliz, certo? Todo mundo quer, mas muita gente ainda não sabe como fazer e conseguir isso. Precisa ser rico? Não, há muito rico infeliz. Ser bonito e inteligente ajuda? Não, conheci dois bonitões e muito inteligentes e foram sempre infelizes. Conheci gente pobre e feia que era feliz naturalmente. Eu sempre oscilei, durante minha infância, juventude e maturidade, entre ser feliz e infeliz. Fui melhorando com a idade e superando as dificuldades, progredindo mais a partir dos 45 anos de vida. Hoje consigo ser feliz mais do que antes.

Pesquisas científicas realizadas em vária países por profissionais da “neuro-ciência” foram comentadas e ensinadas por Dra. Teresa Aubele e Dr. Stan Wenck em livro, que estou lendo. Essas pesquisas provaram que nós podemos treinar nosso cérebro para sermos felizes. Vamos ver como?

Nosso cérebro tem a capacidade de melhorar-se, por exemplo, uma pessoa que perdeu parte do cérebro e não consegue mais usar a mão direita, pode fazer exercícios que criam outra área do cérebro para fazer isso. Sua mente pode ir alterando seu cérebro e assim mudar muita coisa em sua vida.

Muita gente não lê e muitos que leem, não chegam a conhecer o que escreveu o pai da medicina Hipócrates. Ele defendeu, isso 500 anos antes de Cristo, a tese de que nosso cérebro é a fonte das nossas emoções. É isso aí! Se usarmos nosso cérebro para ficar lembrando das coisas ruins que nos aconteceram, estamos preparando nosso corpo e ser para a infelicidade. Pelo contrário, se ficarmos revendo, relembrando, bons acontecimentos, contando as boas coisas de nossa vida para amigos e parentes, estamos nos preparando para uma vida melhor e mais feliz. 

Veja como é fácil esse primeiro passo. Comece a fazer isso. Mande para o lixo suas lembranças de antigas desventuras e aborrecimentos. Toda noite quando se deitar, enquanto o sono não chegar, fique recordando as coisas boas que aconteceram nesse dia. Se o sono ainda não chegar, busque na memória, ao acaso, boas recordações de qualquer outro dia ou data. 

Durma um sono bem melhor e acorde de bem com a vida. Boa noite!

NOTAS:

*  A primeira postagem sobre esse assunto foi no dia 28 de agosto passado, véspera de eu completar 76 anos de experiência de vida.

** A foto ilustrativa é para mostrar um dia de simples felicidade por colher no meu quintal esses resultados do que cultivei. Coisa simples, mas se tornou importante para construir uma mente mais feliz.

*** Imagem de Hipócrates: 



domingo, 5 de setembro de 2021

UMA NOITE NO INFERNO

 

UMA NOITE NO INFERNO

 

Quando viemos para o Valtelina, foi a descoberta do paraíso; lugar de paz, tranquilidade e harmonia. E noites muito silenciosas, até fiz um poema sobre o silêncio que está no meu último livro de poesia: POESIA NOSSA DE CADA DIA.

Inicialmente, em outubro de 2012, dividíamos nosso tempo ficando aqui uma parte da semana e alguns dias em Jacarepaguá. Cada vez mais, notávamos que as noites no Rio não eram tranquilas como as daqui; as de lá faziam desaparecer meu sono com ruído forte e irritante de moto na madrugada e outros barulhos. Agora dizem que está pior por causa de tiroteios. Bem, o certo é que mudamos definitivamente para o Valtelina.

Foram anos de tranquilidade e muita amizade. Segurança, conforto e tranquilidade. Este ano as coisas foram mudando e uma dessas mudanças está me irritando sobremaneira.  Uma matilha de cães vem me deixando pré-ocupado. Entre esses “sem donos” dois cães se destacam; o Japa (um doce de cachorrinho que me ama) e o Moreno, também chamado de Caio); cachorro forte, muito jovem, que também me adora e gostaria de ficar comigo. Mas eu prefiro ver os dois bem longe de mim. Uma distância suficiente para não os ouvir. Várias noites eles têm me tirado o sono e acabado com minha tão amada tranquilidade.

Hoje foi horrível pela acumulação de noites mal dormidas e por ver tantas tentativas frustradas de resolver a coisa sem raiva ou violência. O mais doce e manso dos abandonados é o Japa e foi ele o meu tormento.

Seus latidos me acordaram. Levantei-me e sem acender luz nenhuma fui ver o que o incomodava; seria um gambá ou outro bicho noturno caminhando sobre o muro? Seria um ladrão? Claro que não, devia ser algum bicho que ele não conseguia pegar. Quando abri a porta dos fundos, ele já estava como que me esperando, sentado e alerta. Olhei em volta e tudo estava parado, nem um movimento, nada de vento, claridade suave do sistema de iluminação da rua e do vizinho. Dava para ver tudo, nada de bicho, nem de movimento; as plantas estavam com as folhas paradinhas. Isso é raro aqui!  Fui até o portão, saí e na rua onde a claridade era maior.



 (Agora ainda estou ouvindo os latidos do Japa, enquanto escrevo. São cinco da madruga!)

Voltei e quase deixei escapar a Joia, cachorra pretinha que dorme dentro de casa. Essa não dera nenhum latido, mas já se preparava para fugir e correr pelas ruas com seu companheiro querido. Não devia permitir, eram duas horas. Tomei o remédio homeopático para dormir e fui para a rede, pra variar.

Estava tentando voltar a dormir, repassando mentalmente um trecho da minha peça POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS, mas logo os latidos recomeçaram. Pensei “já sei como resolver isso, vou trancar o Japa na oficina. Lá fica longe e com a porta fechada o som dos latidos não vai chegar ao meu quarto.

Desci e quando abri a porta, lá estava o safado, calado, mas precavido. Tentei atraí-lo para a oficina com carinho. Não foi atrás de mim. Levei para lá o ninho feito com caixa grande de papelão duro e forrado com panos fofos. Levei também o tapete da entrada, da porta dos fundos, em que ele estava sentado naquele instante. Ele saiu e foi me acompanhando até a porta da oficina, mas não entrou. Chamei-o e nada! Então me aproximei dele, fiz carinho, abracei-o e peguei no colo. Levei e tranquei na oficina. Fui para meu quarto, fechei as portas para deixar o som lá fora, se ele latisse. Estava tentando dormir quando, frustrado, descobri que não funcionou como eu pensava; os latidos se faziam ouvir dentro do meu quarto como se ele estivesse no cômodo vizinho. Não consegui acreditar.

Desci logo e fui abrir a oficina para ele sair, o que fez rapidamente. Planejei expulsá-lo jogando água fria. Procurei a longa mangueira de molhar as plantas, liguei a bomba e corri atrás dele, mas não consegui alcançá-lo pois estava sempre mais adiante do jato d’água e agilmente já pulava o muro, muito antes de eu conseguir chegar perto do portão. Pensei, ele não vai voltar mais, já entendeu que eu estou aborrecido.

Retomei o processo de voltar a me acalmar e voltar a dormir. Doce engano, ali estava ele a latir, bem debaixo da janela do meu quarto. Ah! Era demais. Desci a escada correndo, abri a porta dos fundos e... para minha surpresa a pretinha, a Joia, espertamente escapou por entre minhas pernas. Fiquei fulo, ela poderia escapar e ir pra farra com seu amigo. Isso não, minha mulher iria brigar comigo por ter deixado isso acontecer. Corri também e consegui fechar o portão lateral para que ela não saísse. Voltei, entrei e fechei a porta dos fundos, deixando presa no quintal. Rapidamente, abri a porta da sala e saí no encalço do Japa que já havia pressentido minha irritação e escapado para a rua. Fui atrás e ele já estava bem mais à frente, corri atrás dele e vi uma pedra no canto da rua. Peguei-a e irritado atirei-a no rumo dele. Sabia que não conseguiria atingi-lo, mas ele ficaria com medo e não voltaria. E assim fui fazendo, por três vezes e duas quadras. Pensei, “agora ele não volta”.

Nooovaaamente fui para a rede, mas logo um barulho me irritou. Era a pretinha tentando abrir o portão lateral para fugir e brincar com seu amigo que latia, bem longe, mas não o suficiente para eu não ouvir. Desci e coloquei a Joia pra dentro e ela joiamente obedeceu, sem dar um latido ou grunhido. É uma joia mesmo!

Nem voltei para o quarto. Sabia já que não conseguiria mais dormir. Aquela movimentação toda já estava me dando até calor. Você vai pensar, “podia abrir as portas e janelas”. Não adiantaria, porque não havia nem o mínimo sinal de brisa e os latidos ficariam mais audíveis.

Fiquei pensando em coisas tolas, infantis, como por exemplo, que se alguém fizesse um abaixo-assinado para sumir com essa cachorrada, inclusive o Japa, eu assinaria. Tive uma ideia melhor; vou pedir pousada a alguém amigo, seja na Praia Seca, Araruama, Iguaba ou Cabo Frio e ficar por lá até que isso se resolva. Ah! Posso ir morar com minha irmã em Utatuba! Mana! Me aguarde!

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

É VERDADE QUE ABACATE É BOM PRA SAÚDE?

 Claro que é, muito bom. Até a semente (caroço) e folhas devem ser aproveitados. Elas e a fruta contêm muitas vitaminas e proteínas. É diurético, antissifilítico, combate artritismo e acalma as dores, além de eliminar cálculos renais e biliares.



O chá das folhas é muito bom para combater dores reumáticas, eliminar gases no estômago e também no intestino. Também ajuda na normalização da menstruação.

Até a casca pode ser aproveitada para combater vermes intestinais.



O pó do caroço moído e secado ao sol é muito usado por mim, que o adiciono à minha farofa, ao feijão quando estou refogando e assim aproveito seu potencial de proteínas e vitaminas. Claro que como a fruta, além de aproveitar aquilo que antes eu jogava fora. Meu colesterol está melhorando muito depois disso. Se quiser saber mais, vou lhe dar o link de uma postagem de 23 minutos de Daniel Forjaz com muitas outras informações interessantes.

https://www.youtube.com/watch?v=Mz5GlJkYCo0&t=443s 





quarta-feira, 1 de setembro de 2021

ARARUAMA, ARRAIAL, ANGRA

 

Araruama


Em Araruama, Arraial ou Angra

Meu coração sangra

Quando minha amada parte.

Ah! E essa dor eu mostro na minha arte;

No verso dos meus versos,

Porque seja de noite, seja de dia,

O amor sempre faz parte da minha poesia.