sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vejam no Tucarena, SP, Expresso do Por do Sol. Direção de Fabio Assunção que trouxe um time de primeira do nosso teatro. No elenco Cacá Amaral e Guilherme Sant’Anna, atores reconhecidos por importantes premiações do teatro brasileiro. A direção de arte e figurino ficaram sob a responsabilidade de Fábio Namatame, enquanto a iluminação ficou a cargo do meu sobrinho: Caetano Vilela. Confiram!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lutador

Terça e quarta estive em Sampa, participando da despedida do sobrinho Eduardo Chacon, pequeno grande guerreiro. Pequeno porque miudinho, grande porque lutou sem desistir e viveu com dignidade até o último minuto. Nascera com a morte anunciada, nós também, mas não com a passagem na mão, daí nos esquecemos. Ele, ao contrário, de coração defeituoso, esteve sempre sabendo que sua permanência aqui era por pouco tempo. A fragilidade de sua parte material, física, era evidente, constatada cientificamente. Para compensar desenvolveu um espírito lutador, estudioso, não por prazer, porém pela consciência madura da necessidade do conhecimento para abrir caminhos. Não contei, mas calculo aproximadamente que pelo velório havia para cada parente pelo menos 2 pessoas estranhas; colegas de trabalho e conhecidos. As muitas flores e coroas são outra confirmação de quantos amigos conquistou em seu meio profissional.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Espetáculos que recomendo muito, não percam:
 Teatro - A Descoberta das Américas, A Alma imoral e Show Cancelado, sobre esse último direi que há anos não via um espetáculo de mímica e Ana Carolina surpreendeu-me. Nada contarei porque há que surpreender-se a cada situação e o seu suspiro ou exclamação de surpresa é que confere nova linha de desenvolvimento ao espetáculo. Logo, vá surpreender-se e não me pergunte nada.

Cinema - Recomendo À Beira do Caminho, ficção que mexe com os nossos sentimentos, emociona do início ao fim. Vale a pena ver também o documentário Vou Rifar meu Coração, que bem mais do que lançar olhares perscrutadores sobre o mundo brega, desnuda sem análise o mundo da pobreza, ou seja, da maioria que carrega esse país nas costas.
Padre Antônio Vieira viveu no Brasil no século XVII e veja o que disse ele sobre os homens do poder:
"Não são só ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própia e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem,estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam."
(Pe. Vieira)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que será desse moço de Minas Gerais que ainda pode ser encontrado nesse velho careca de hoje, hein?
Passei o dia todo fazendo apenas duas coisas; completando o meu primeiro romance que está quase no fim, há que fazer algumas inserções e depois revisar e revisar. A segunda é que retomei Os Lusíadas e vou redecorar, porque descobri que já estou esquecendo versos de várias passagens. Hay que trabajar! Sonhei ontem que estava iniciando meu primeiro dia de aula em uma escola, ou cursinho, isso depois de 3 anos flanando. Isso é premonição ou castigo?

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Há muito tempo esperava uma oportunidade para assistir Júlio Adrião fazendo o monólogo "Descoberta das Américas"; valeu a pena. Lindíssimo trabalho de ator, parabéns Júlio. Adriana Fortes esteve no Rio com "A Curandeira", mas eu não pude rever, estava viajando. Que pena, Adriana! Fiquei doente, preciso de um cházinho pra matar saudade. Volte breve!